Promoção Aéreas » Empresas aéreas » O que deve ser feito quando o voo atrasou por horas ou é cancelado?

O que deve ser feito quando o voo atrasou por horas ou é cancelado?

Neste artigo você irá encontrar várias dicas de como proceder caso o avião em que irá embarcar atrase ou seja cancelado.

O transporte aéreo possibilita várias facilidades aos passageiros, porém, alguns problemas podem vir a acontecer antes dos embarques, como atrasos do voo ou cancelamento. Mas o que devemos fazer quando isso acontecer? Veja abaixo algumas respostas sobre as dúvidas mais frequentes dos usuários, segundo a legislação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

A legislação da ANAC afirma que todo e qualquer passageiro poderá fazer reivindicações com a empresa contratada quando o seu voo for cancelado ou atrasar por mais de 4 horas contadas a partir do horário inicial estabelecido para o embarque.

Direitos do passageiro

Caso o atraso ou o cancelamento do voo aconteça, o passageiro poderá solicitar da companhia aérea:

Direitos dos passageiros em relação aos atrasos e cancelamentos de voo

Reacomodação

Corresponde ao direito que o passageiro tem de ser direcionado em outro voo mediante endosso do bilhete aéreo. Esse processo poderá ser realizado pela mesma companhia aérea ou por outra, dependendo da solicitação do indivíduo.

Reembolso

Se trata da restituição total ou parcial do valor pago pelo bilhete ao passageiro, caso a companhia aérea não preste o serviço solicitado. Caso o indivíduo não solicite o reembolso, poderá usar a passagem aérea no prazo máximo de um ano, contado a partir da data de emissão do bilhete.

Observação:  a entrega da restituição terá prazo máximo de 30 dias após realizada a petição do passageiro com a companhia aérea.

Assistência

Nessa particularidade, o passageiro poderá receber diversos serviços devido o atraso do voo ou o seu cancelamento, como comunicação, refeição, transporte e hospedagem.

Onde procurar ajuda?

» Empresa aérea onde o bilhete foi comprado;
» Escritórios da ANAC (encontrados nos aeroportos);
» Gerências Regionais da ANAC;
» Poder Judiciário;

Dica

Guarde todo e qualquer comprovante de gastos e o bilhete aéreo para a apresentação durante a reclamação, principalmente se ela for encaminhada à uma instância judicial.

Receba promoções em primeira mão.

Outras Dicas:


Comentários para: O que deve ser feito quando o voo atrasou por horas ou é cancelado?



Google+