Promoção Aéreas » Pontos turísticos » Parque Nacional Serra da Capivara – Turismo

Parque Nacional Serra da Capivara – Turismo

O Parque Nacional da Serra da Capivara conta boa parte da história da evolução do homem. Pesquisas foram feitas e constatam que as gravuras rupestres tem cerca de 100 mil anos. Acompanhe o texto e saiba mais sobre o parque e outras curiosidades.

O Parque Nacional Serra da Capivara se localiza na região nordeste, mais precisamente no estado do Piauí. Ele ocupa a área dos municípios de: São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.

A maneira mais rápida de chegar ao parque é pegando uma via pela cidade de Petrolina, que é uma pernambucana. A distância entre Petrolina e o parque nacional da capivara é de aproximadamente 300 Km. E para chegar á Petrolina, pode pegar um voo, pelas agências da Gol ou BRA. Mas fique atento, pois o voo, só está disponível para Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O parque foi deixado de lado por anos, mas ultimamente ele vem sendo bem visitado, tanto por turistas, como por arquipélagos.

O real motivo para a criação do Parque Nacional Serra Capivara foi a preservação do meio ambiente, pois ali encontra-se um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos, tais como:

> Sítios arqueológicos, pinturas e gravuras rupestres. Atualmente estão cadastrados  cerca de 912 sítios e dentre esse número, 657 deles, possui pinturas.

> É ambiente semiárido, que conta com duas grandes formações geológicas: a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco.  Além disso, é um dos únicos parques que possui  grande diversidade ambiental que ainda não foi estudada.

No ano de 1991 a UNESCO inscreveu o parque na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade devido o seu valor cultural, porém a liberação do poder do mesmo, só aconteceu no ano de 2002. E para conseguir fazer com que tudo ficasse em ordem, o local conta com à Diretoria de Ecossistemas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis  o (IBAMA).

Porém, mesmo tendo alguém que cuidasse dele por meio das leis, o local foi esquecido por cerca de dez anos, fazendo com que diversas pessoas entrassem na região degradando boa parte da área que estava em boa conservação.

Mas nos últimos anos  foi realizado investimentos na região, fazendo com que as especies da flora e fauna entrassem em processo de recuperação. Além disso, eles arrumaram o parque para visitação, deixando-o com cerca de 14 circuitos compostos, trilhas, centro de visitação e área de alimentação e compras.

Não se sabe ao certo o que as pinturas querem dizer. Mas se repararmos bem, podemos perceber que tem algo haver com o cotidiano, deles.

Pinturas que se encontram nas paredes das diversas cavernas- Foto Reprodução

Receba promoções em primeira mão.

Outras Dicas:


Comentários para: Parque Nacional Serra da Capivara – Turismo



Google+