Promoção Aéreas » Pontos turísticos » Turismo social: como fazer?

Turismo social: como fazer?

Confira neste artigo o que é o turismo social, como ele vem sendo realizado no mundo e aproveite para saber quais são as principais agências dessa modalidade que operam no Brasil.

Ajudar o próximo é uma das dimensões da sustentabilidade social e para participar dessas atividades basta apenas estar disposto e ser solidário. Atualmente, existem voluntários em todos os continentes do planeta e graças a essa relevante mobilização diversos povoados estão recebendo parte da assistência que necessitam para sobreviver.

O voluntariado global vem unindo a prática do turismo com as causas sociais há alguns anos, parceria que está dando muito certo porque além de possibilitar a promoção de apoio para comunidades carentes, ainda proporciona vantagens de visitação e conhecimento de outros países para os indivíduos.

Essa tendência internacional atualmente é comandada pelas OITS (Organização Internacional pelo Turismo Social) e no Brasil, os principais órgãos de frente desses projetos são o SESC (Serviço Social do Comércio) e o MTur (Ministério do Turismo brasileiro).

Os pacotes turísticos das linhas de voluntarismo são muito mais baratos do que os cobrados nas viagens tradicionais, tendo a sua duração superior ao tempo destinado para os modelos padrões – onde sempre varia entre duas semanas à um ano.

Quem pode participar?

Os quesitos exigidos pelas agências de turismo social são:

Turismo social: como fazer?

Homem fazendo turismo social.
(Foto: Reprodução)

» Ter mais de 18 anos de idade;
» Ser aventureiro, esperto e ágil;
» Possui conhecimento intermediário de inglês;
» Ter disposição para trabalhar em locais com nenhuma ou pouca infraestrutura.

Qual é o valor e os serviços do pacote?

Os pacotes vendidos no Brasil para essa modalidade custam acima de US$ 1.300. Os serviços oferecidos são básicos, como hospedagem, treinamento e alimentação. As moradias dos habitantes são os principais centros de “hotelaria”.

Quais são as opções de voluntariado?

O voluntariado compreende a dinamização de várias práticas sociais, culturais e ecológicas, como ajudar nos projetos de preservação do meio ambiente e de animais, promover eventos de alfabetização e entretenimento para crianças, participar de campanhas para combater a fome, ajudar a criar modelos de saneamento básico, escolas, etc.

Quais são os países?

Os lugares que mais necessitam de turistas sociais no mundo são:

» China;
» Nepal;
» Peru;
» Gana;
» Índia;
» México;
» Namíbia;
» Quênia;
» Guatemala;
» África do Sul.

Ao clicar nos nomes dos países você será encaminhado para as agências que operam no Brasil e oferecem o turismo social.

Aviso!

Na maioria dos casos, o voluntário será o responsável por pagar a passagem aérea de ida e volta, mobilidade de translado, manter as vacinas em dia e contratar um bom seguro de saúde. Todos esses tópicos são extremamente relevantes durante a viagem, portanto, não pense duas vezes.

Receba promoções em primeira mão.

Outras Dicas:


Comentários para: Turismo social: como fazer?



Google+